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Para municípios de todos os tamanhos
Cidades GOV.BR é uma plataforma para potencializar a transformação digital dos municípios de todos os tamanhos por meio da disponibilização de serviços online conectando o município ao cidadão, bem como ferramentas de apoio à gestão das prefeituras.
Agilize a transformação digital da sua cidade contando com a experiência e maturidade do Serpro no provimento de soluções de TI para o governo.
Temos o compromisso de levar nossos serviços e expertise para estados e municípios trabalhando para oportunizar, por meio da tecnologia, o acesso pleno aos serviços públicos.
O que o Cidades GOV.BR oferece para o seu Município
Login Gov.br
Integração com Chatbot
Acesso à publicação do DOE - Diário Oficial Eletrônico
Configuração de serviços Gov.br via link de acesso
Painel de serviços para acesso às informações relativas aos acionamentos abertos pela população
Gestão de conteúdo facilitada
Agilidade de acesso aos serviços disponibilizados
Portal da cidade para acesso aos recursos digitais da plataforma GOV.BR
Integração com WhatsApp Business
Publicação das vagas de emprego disponíveis no seu Município
Gestão de usuários
Bom para a prefeitura...
Portal da cidade, administrado pela cidade, com recursos digitais da plataforma GOV.BR
Autonomia local sobre a gestão do portal e dos serviços
Canal de comunicação entre a prefeitura e o cidadão
Combate à burocracia
Redução no esforço do atendimento
... bom para o cidadão
Mesma experiência de navegação em serviços federais e municipais
Login único na plataforma GOV.BR
Solicitação e acompanhamento de serviços online
Ampliação dos serviços disponíveis para o cidadão acessar sem sair de casa
Continuidade na prestação do serviço
Acessível via web
Segurança e alta disponibilidade da plataforma
Perguntas Frequentes
O que é o Cidades GOV.BR?
O que é o produto Cidades GOV.BR
Cidades GOV.BR é uma solução que veio para potencializar a transformação digital do seu município, oferecendo uma ferramenta de disponibilização de conteúdos relevantes, notícias e serviços ao cidadão. Possibilita a navegação pelo usuário e ainda, oferece serviços de apoio à gestão da Prefeitura.
Como será a aparência visual do portal Cidades GOV.BR?
O portal seguirá o mesmo padrão de cores, grafia e elementos visuais utilizados pelo Governo Federal na Plataforma GOV.BR.
Como será o endereço eletrônico para o novo portal Cidades GOV.BR do meu Município?
Será disponibilizado um formato padronizado para compor o endereço eletrônico (URL) do portal utilizando a nomenclatura da cidade, por exemplo: suacidade.gov.br. Mas, caso seja de interesse do município continuar com o seu domínio atual, poderá mantê-lo.
Será possível incluir serviços já existentes no portal Cidades GOV.BR?
Sim. É possível incluir tanto os serviços disponíveis na Plataforma GOV.BR, quanto outros serviços oferecidos pelo Serpro, criados pelo município ou contratados de outros fornecedores.
O produto oferece a digitalização de processos/serviços existentes no município?
Não. O produto oferece serviços e ferramentas já disponíveis em formato digital, no entanto, caso o município realize a automação de algum processo ou serviço, poderá disponibilizá-lo no portal Cidades GOV.BR.
Contratação
Como faço para contratar o Serpro? É necessário fazer licitação?
Não é necessário fazer licitação. O Serpro, por ser uma Empresa Pública, pode ser contratado por dispensa de licitação com base na lei 14.133 de 2021.
Qual o valor do Cidades GOV.BR?
Assinatura mensal da plataforma Cidades GOV.BR está no valor de R$1.763,12 (preço com imunidade tributária para órgãos públicos federais, estaduais e municipais). Os demais produtos que podem se integrar à plataforma serão cobrados conforme catálogo de produto do Serpro.
Como será feita a cobrança?
Mensalmente será gerado um boleto e disponibilizado na área do cliente.
Qual índice é utilizado para o reajuste do contrato?
IPCA.
Como são os prazos de vigência para contratação do Serpro?
Os contratos são firmados pelo prazo de 12 meses, prorrogável por igual período até o máximo de 60 (sessenta) meses, conforme a lei n. 14.133/21. Após este período será realizada nova contratação por dispensa de licitação.
Como se dá a implantação do Cidades GOV.BR no seu Município
Após a assinatura do contrato, quando os serviços contratados estarão disponíveis?
Ao final da contratação, o Serpro encaminha um e-mail para o representante legal e abre um acionamento de forma automática para que a equipe responsável realize a configuração da plataforma. Serão solicitadas algumas informações necessárias para a configuração da plataforma. Após o envio das informações pelo município, o Serpro irá configurar e disponibilizar a plataforma em até 15 dias úteis e fará a comunicação por e-mail. Esteja atento às comunicações encaminhadas pelo Serpro.
O município precisará desenvolver alguma parte do produto?
Não. O desenvolvimento do portal é feito pelo Serpro, cabendo ao município apenas a personalização do conteúdo utilizando os elementos disponíveis na plataforma Cidades GOV.BR.
Já tenho serviços digitais contratados no meu município. É possível disponibilizar os serviços no portal Cidades GOV.BR?
Sim. Para isso será preciso cadastrar e incluir o link de acesso ao serviço desejado no portal.
Preciso substituir o portal que possuo atualmente?
É preferível que seja adotado o portal Cidades GOV.BR, com visual e gráficos da plataforma GOV.BR, para garantir uma experiência de acesso única ao cidadão, mas não é obrigatório.
Já tenho uma empresa que administra o portal atual, posso continuar com essa empresa?
Sim, essa decisão é uma escolha do município.
O Serpro fará a gestão de conteúdo do novo portal?
Não. O Serpro disponibilizará material de apoio aos gestores de conteúdo das Prefeituras, onde terão todas as informações necessárias para atualizem as informações no portal.
É possível adicionar as informações e conteúdos já existentes no portal Cidades GOV.BR?
Sim. O portal Cidades GOV.BR disponibilizará todas as ferramentas necessárias para inclusão dos dados.
Haverá algum suporte ao município no uso do produto?
Sim. O Serpro irá fornecer materiais de apoio, como manuais e tutoriais, que estarão disponíveis na Central de Ajuda ao Cliente.
Quanto custa?
R$1.763,12 (preço com imunidade tributária para órgãos públicos federais, estaduais e municipais)