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Qualidade de Dados
Planejamento, implementação e controle de atividades que aplicam técnicas de gestão de qualidade aos dados, para garantir que estejam adequados ao consumo e atendam às necessidades dos consumidores de dados. *DMBok V2
Processo de Qualidade de Dados
Negócio
TI
Objetivos da Qualidade de Dados
Viabilizar através dos processos de qualidade de dados para que os sistemas de clientes tenham dados:
Corretos, Precisos, Consistentes, Completos, Integrados, Aderentes às
regras de negócio e Aderentes aos domínios estabelecidos.
Dimensões da Qualidade de Dados
Durante o processo de Qualificação de Dados, estes são submetidos a uma avaliação em cada dimensão (ou critério) de qualidade. Estas dimensões definem o que vai ser medido do verificado.
Case: Projeto de Qualificação Cadastral
Com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos dados dos sistemas estruturantes de gestão de pessoas, o PQC atua no aprimoramento contínuo de diagnósticos, gráficos e indicadores de qualidade.
Benefícios:
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Permitir o gestor público tenha informações qualificadas para tomada de decisão
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Melhorar a conformidade das informações que estão nos sistemas para que, por exemplo, reflita em pagamentos justos aos servidores, aposentados e pensionistas
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Proteger o titular dos dados, pois um dado duplicado para outra pessoa, por exemplo, pode trazer ônus e responsabilidades para quem faz a gestão dos dados e também para o próprio titular
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Permitir que o gestor responsável pelos dados que estão no sistema tenha ferramentas para acompanhamento da qualidade dos dados para que possa adotar medidas tempestivas de ajuste, caso necessário
Case: RAIS - MTE
Iniciativa do Serpro, com objetivo de mitigação de riscos do projeto associados à Qualidade de Dados.
A Qualificação de Dados atua como mais uma camada de segurança e validação para as entregas da RAIS.
Já foram realizados mais de 200 diagnósticos em um universo de 240 milhões de registros e as necessidades de medidas saneadoras identificadas e aplicadas durante a qualificação garantem maior segurança na entrega dos processamentos.
Biometria e Visão Computacional
A Visão Computacional consiste em fazer com que computadores enxerguem, para obter um entendimento de alto nível a partir de imagens e vídeos digitais. Podemos ter várias aplicações:
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Detecção e classificação de objetos
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Identificação / Biometria por imagem (Ex: reconhecimento facial)
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Reconhecimento de padrões e monitoramento
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Detecção e estimativa de movimento
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Análise 3D a partir de imagens 2D
A Biometria é a análise de características físicas ou comportamentais das pessoas com a finalidade de identificá-las de forma única.
Case: Liveness Passivo
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Liveness Passivo – Nenhum movimento é necessário para validação
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Conformidade com ISO/IEC 30107-3
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Carta de confirmação laboratório credenciado FIDO
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Preparado para:
Print Attack
Replay Attack
Mask Attack
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Mobile e Web
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Câmera frontal e traseira
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Milhões de validações mensais
Case: VCIT - Validador Cognitivo de Infrações de Trânsito
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Identifica o automóvel na imagem
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Utiliza Deep Learning para classificar o
automóvel de acordo com marca e modelo (250 marcas e modelos de carros) -
Detecta a placa e realiza o OCR
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Possibilita automatização de mais de 80% das revisões do autos de infração
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Realiza o hachuramento dos vidros, impedindo o reconhecimento dos passageiros
Case: Validador Cognitivo de Documentos
Identificar documentos, detectando seus campos e realizando a extração de informações do mesmo - possibilitando submeter essas informações às bases de dados do governo para validar os dados
Case: Detecção de Assinaturas
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Problema: Elevado número de autos de infração sem ciência válida (aprox. 60%)
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A identificação tardia ocasiona no cancelamento do auto de infração
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Criado um modelo de visão computacional que percorre todos os autos e identifica aqueles que não possuem ciência válida - assinatura do autuado ou de testemunhas.
Case: AIBIO - Ecossistema Biométrico
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Permite a ingestão de grandes bases biométricas
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Processamento e controle das biometrias
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Processo de deduplicação - buscando por possíveis fraudes ou erros nas base
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Solução que permite receber uma base facial e comparar os indivíduos entre si, buscando possíveis fraudes
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Criação de base biométrica centralizada e confiável
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Rotinas de consultas biográficas e biométricas
Case: Biovoz
Biovoz
Bem-vindo(a)
Onboarding do usuário
Fale:
Frase de autenticação
Usuário identificado
95% de certeza
Autenticação biométrica
Feedback de resultados
É um serviço (API) que permite usar o reconhecimento de voz como fator de autenticação biométrica.
Modelagem Preditiva
A modelagem preditiva é um processo através do qual um resultado ou comportamento futuro é previsto com base nos dados passados, este processo é criado a partir de modelos matemáticos e aplicado por meio de Machine Learning.
Case: Mapa de Expectativa de Crimes
Aplicação de Inteligência Artificial com uso de modelo preditivo capaz de classificar a expectativa de criminalidade em cada região da cidade e de acordo com a data e o período do dia, visando a otimização sobretudo ostensiva do trabalho policial.
Case: Preço de Referência
Solução que emprega Machine Learning visando a previsão de preços de referência de materiais e serviços e a identificação da melhor época do ano para fazer a compra desses itens pelos órgãos públicos.
Otimização
A otimização de processos é uma solução que mapeia as atividades executadas pelas organizações, possibilitando a identificação de problemas como falhas, baixo desempenho e possíveis gargalos, propondo soluções para corrigir e medir seus resultados.
Case: CRIO - Agrupador Cognitivo de Processos
Escopo: Através de técnicas de aprendizado não supervisionado, agrupar processos semelhantes. Esses agrupamentos podem receber pesos e devem ser carregados na mochila do auditor de acordo com a sua capacidade de trabalho
Problema: Muitos processos iguais sendo julgados por auditores diferentes - retrabalho. Processos prioritários entram em uma fila e podem perder o prazo devido a quantidade de trabalho.
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Otimizar análise de processos
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Agrupamento de processos semelhantes
com base em heurísticas
- Temática semelhante
- Processos de mesma empresa, etc
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Agrupamentos recebem pesos de trabalho
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Auditores suportam pesos de trabalho
limitados -
Otimizar a distribuição de agrupamento
para os auditores
GeoAnalytics
O geoanalytics é o uso de informações baseadas em localização (natureza espacial ou geográfica) que são capazes de explicar fenômenos de ordem social, econômica ou ambiental.
Case: Painel Alertas de Desmatamento
Através de um painel analítico com foco estratégico, é ilustrado o panorama dos Alertas de Degradação e Desmatamento na região da Amazônia Legal ao longo dos últimos anos, apoiando trabalhos de análise e tomada de decisões gerenciais.
Case: Polígono de Desmatamento
Por meio de algoritmos de agregação de áreas de desmatamento, a solução consegue medir a velocidade de avanço em cada grupo de polígonos e com isso indicar quais estão ativos (i.e., "polígonos vivos"), possibilitando exibi-los em solução analítica para auxiliar o planejamento de ações de proteção ambiental.
Plataforma de Chatbot
Plataforma que propicia a redução dos custos e da complexidade na criação e gerenciamento do ciclo de vida de chatbots. Com o uso do Serprobots, a gestão do desenvolvimento e da infraestrutura por trás do software de um chatbot fica abstraída. Tudo é feito de forma visual nas interfaces da plataforma. Isso facilita aos interessados configurar e instanciar novos chatbots com agilidade, ficando mais fácil focar no que realmente importa que é na curadoria do conteúdo e no enriquecimento da inteligência artificial de um chatbot.
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Modelo de cobrança por consumo
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Interface visual para gerenciamento dos chatbots, sem a necessidade de desenvolvimento de código
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Abstração e automação de tarefas de operação e desenvolvimento (DevOps)
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Evolução e manutenção centralizada das tecnologias por trás dos chatbots
Case: Serprobots
Ivo, Sol e Susi, são exemplos de soluções de chatbot desenvolvidas pelo Serpro.
Processamento de Linguagem Natural
É um ramo da Inteligência Artificial que tem por objetivo processar e interpretar linguagem humana, de forma que as soluções digitais tenham a capacidade de “entender” o que é falado e/ou escrito.
Exemplos de aplicações:
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Classificação e agrupamento de textos
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Sumarização automática
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Análise de sentimentos
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Reconhecimento de fala
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Extração de informações
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Identificação de entidades
Case: Sistema de Recomendação
O sistema de recomendação do Portal gov.br consiste em melhorar a experiência do cidadão ao oferecer serviços digitais de seu interesse, apresentando opções de serviços correlacionados histórico de buscas do cidadão.
Case: Homologação de Atestados Médicos
Problema: A homologação de atestados médicos dos servidores públicos é uma atividade onerosa para a administração pública, sem contar no tempo que é perdido para o servidor se deslocar fisicamente para apresentar os documentos.
Solução: A partir do próprio aplicativo móvel, por meio de Inteligência Artificial foi possível executar a homologação automática de atestados médicos.
Case: Padrões no Diário Oficial da União
Identificação no Diário Oficial da União de trechos relacionados a mudanças de regras relativas a tratamento tributário para o comércio exterior.
Case: Compositor de Petições
Assistente de peticionamento (elaborador de peças jurídicas).
Problema: Atividade repetitiva que gera grande volume de trabalho.
Solução: Disponibiliza petições iniciais contendo todos os elementos essenciais do documento, incluindo os fundamentos jurídicos que serão sugeridos de acordo com a tese.
Master Data Management (MDM)
Define, unifica e gerencia todos os dados que são comuns e essenciais para todas as áreas de uma organização. Esses dados mestres são tipicamente gerenciados em um único lugar ou ambiente.
Gestão de Dados Mestres
Benefícios de projeto MDM
Outros ganhos
Robot Process Automation (RPA)
O portfólio de soluções digitais do Serpro aumentou com a chegada do RPA (Robotic Process Automation). As soluções de RPA operam sobre sistemas simulando um operador Humano: agilizando a execução de fluxos bem definidos e repetitivos; minimizando erros operacionais; maximizando a produtividade e foco em trabalhos que gerem maior valor agregado para a organização.
Através do RPA a sequência de trabalho, que é realizada por uma pessoa, pode ser robotizada. Neste processo toda navegação, cliques e comandos são mapeados e organizados no fluxo de execução do robô, podendo ser executado de acordo com a demanda e necessidade. O que gera maior gestão da agenda, velocidade e escalabilidade.
Benefícios
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Escalável (melhor dimensionamento. Podendo adicionar ou remover robôs conforme necessidades)
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Alta disponibilidade (paradas apenas para manutenção / programadas)
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Otimização e uniformização dos Processos
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Eliminação / mitigação de repetições
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Diminuição de erros manuais. Evitando retrabalho e gastos desnecessários;
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Tecnologia Não Invasiva
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Apoiar no compliance e auditoria. Robôs podem trabalhar com 100% de assertividade. E o RPA pode ajudar a descobrir interações em não conformidade.
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Os robôs podem apoiar no trabalho de inúmeras pessoas simultaneamente.
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Otimiza a produtividade da equipe. Liberando recursos cognitivos para tarefas de maior valor agregado.
Onde usar
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Onde se busca reduzir taxa de erros
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Fluxos complexos
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Alto volume de trabalho
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Déficit de operadores / Alto backlog
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Falta de pessoal para novas atividades
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Dificuldades / Limitações
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Fluxos com regras e/ou exceções com carência de padrões
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Complexidade no tratamento de dados não estruturados. Em que pode ser complementado com uso de IA (PNL, ML, reconhecimento de imagem/voz)
Robotic Process Discovery (RPD)
Usa Inteligência Artificial e Machine Learning para mapear e recomendar processos para robotização via tecnologia RPA.
A etapa de Discovery ocorre via monitoramento da execução dos processos de interesse (nas máquinas dos usuários responsáveis). Em que dados são coletados para avaliação e recomendação por algoritmos especializados. Com posterior aceite e revisão pelos gestores de negócio envolvidos.
Identifica onde existem gargalos nos processos monitorados e busca oportunidades para liberar o tempo cognitivo dos colaboradores. Automatizando essas atividades manuais e repetitivas.
Benefícios RPD
- Encontrar sequências ou variações nos processos que não sejam óbvias a olho nu;
- Identificar os processos a serem automatizados para maximizar os resultados;
- Eliminar as suposições na identificação de um processo automatizável, mapeando como ele é feito e projetando o fluxo de trabalho da automação.
Serviços disponíveis
Analytics
É um campo que se utiliza de técnicas matemáticas e estatísticas para visualização de dados de forma inteligente, auxiliando na tomada de decisões e gerando conhecimento para o negócio.
Case: Painel Veicular
O Painel de Inteligência Veicular é uma solução de Data Discovery que possibilita ao usuário extrair informações sobre a frota de veículos nacionais fabricados a partir de 1980. Com a utilização desta ferramenta, diversos segmentos de negócio podem examinar os dados para tirar conclusões úteis, servindo de apoio ao processo de tomada de decisão. É uma solução útil para montadoras, fabricantes de componentes, seguradoras, locadoras, distribuidores, empresas de logística, dentre outras.
Case: Painel Toxicológico
O Painel Toxicológico fornece informações relativas a laudos de exames toxicológicos do Sistema de Registro Nacional de Condutores e Habilitados (RENACH) da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Case: Painel RENAEST
O Painel Renaest demonstra de forma visual interativa, um panorama estatístico dos perfis de acidentes, vítimas e rodovias do Brasil, disponibilizando visões georreferenciadas.
Case: Painel de Exportação de Produtos Florestais
O Painel de Exportação de Produtos Florestais é uma ferramenta disponibilizada pelo Ibama para a sociedade, entidades governamentais nacionais e internacionais, no intuito de dar transparência da Gestão Madeireira e conceder uma visão panorâmica da exportação, com distribuição geográfica dos documentos de origem e guias florestais, por unidade da federação; bem como dar conhecimento quanto a evolução dos valores, quantidades, tipo de produtos/espécies da flora brasileira e volumes exportados ao longo do tempo, permitindo o acompanhamento das rotas de exportação da madeira brasileira com indicação dos países de destino.
Case: Painel Mapa de Empresas
O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.
As Soluções de I.A. e Analytics do Serpro podem ajudar no seu negócio?
O Serpro disponibiliza produtos e serviços sob medida para entes públicos. Conheça mais detalhes agendando uma conversa com um especialista.
A área de negócio e a área técnica estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre valores e tecnologias disponíveis para o seu negócio.