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Soluções de I.A. e Analytics

Alinhando a inteligência da máquina para ter dados inteligentes, confiáveis e cada vez mais precisos, o Serpro pode construir soluções sob medida para entes públicos. 

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Saiba mais

Conheça as soluções Analíticas e de Inteligência Artificial 

Analytics

Master Data Management (MDM)

Robot Process Automation

Qualidade de dados

Biometria e visão computacional

Processamento de Linguagem Natural

Plataforma de Chatbot

Modelagem Preditiva

Otimização

GeoAnalytics

Qualidade de Dados

Planejamento, implementação e controle de atividades que aplicam técnicas de gestão de qualidade aos dados, para garantir que estejam adequados ao consumo e atendam às necessidades dos consumidores de dados. *DMBok V2

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Processo de Qualidade de Dados

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Negócio

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TI

Objetivos da Qualidade de Dados

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Viabilizar através dos processos de qualidade de dados para que os sistemas de clientes tenham dados: 

Corretos, Precisos, Consistentes, Completos, Integrados, Aderentes às

regras de negócio e Aderentes aos domínios estabelecidos.

Dimensões da Qualidade de Dados

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Durante o processo de Qualificação de Dados, estes são submetidos a uma avaliação em cada  dimensão (ou critério) de qualidade. Estas dimensões definem o que vai ser medido do verificado.

Case: Projeto de Qualificação Cadastral

Com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade dos dados dos sistemas estruturantes de gestão de pessoas, o PQC atua no aprimoramento contínuo de diagnósticos, gráficos e indicadores de qualidade.

Benefícios:

  • Permitir o gestor público tenha informações qualificadas para tomada de decisão

  • Melhorar a conformidade das informações que estão nos sistemas para que, por exemplo, reflita em pagamentos justos aos servidores, aposentados e pensionistas

  • Proteger o titular dos dados, pois um dado duplicado para outra pessoa, por exemplo, pode trazer ônus e responsabilidades para quem faz a gestão dos dados e também para o próprio titular

  • Permitir que o gestor responsável pelos dados que estão no sistema tenha ferramentas para acompanhamento da qualidade dos dados para que possa adotar medidas tempestivas de ajuste, caso necessário

Case: RAIS - MTE

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Iniciativa do Serpro, com objetivo de mitigação de riscos do projeto associados à Qualidade de Dados.

A Qualificação de Dados atua como mais uma camada de segurança e validação para as entregas da RAIS.

Já foram realizados mais de 200 diagnósticos em um universo de 240 milhões de registros e as necessidades de medidas saneadoras identificadas e aplicadas durante a qualificação garantem maior segurança na entrega dos processamentos.

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Biometria e Visão Computacional

A Visão Computacional consiste em fazer com que computadores enxerguem, para obter um entendimento de alto nível a partir de imagens e vídeos digitais. Podemos ter várias aplicações:

  • Detecção e classificação de objetos

  • Identificação / Biometria por imagem (Ex: reconhecimento facial)

  • Reconhecimento de padrões e monitoramento

  • Detecção e estimativa de movimento

  • Análise 3D a partir de imagens 2D

A Biometria é a análise de características físicas ou comportamentais das pessoas com a finalidade de identificá-las de forma única.

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Case: Liveness Passivo

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  • Liveness Passivo – Nenhum movimento é necessário para validação

  • Conformidade com ISO/IEC 30107-3

  • Carta de confirmação laboratório credenciado FIDO

  • Preparado para:

       Print Attack

       Replay Attack

       Mask Attack

  • Mobile e Web

  • Câmera frontal e traseira

  • Milhões de validações mensais

Case: VCIT - Validador Cognitivo de Infrações de Trânsito

  • Identifica o automóvel na imagem​

  • Utiliza Deep Learning para classificar o ​
    automóvel de acordo com marca e modelo (250 marcas e modelos de carros)​

  • Detecta a placa e realiza o OCR​

  • Possibilita automatização de mais de 80% das revisões do autos de infração​

  • Realiza o hachuramento dos vidros, impedindo o reconhecimento dos passageiros

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Case: Validador Cognitivo de Documentos

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Identificar documentos, detectando seus campos e realizando a extração de informações do mesmo - possibilitando submeter essas informações às bases de dados do governo para validar os dados

Case: Detecção de Assinaturas

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  • Problema: Elevado número de autos de infração sem ciência válida (aprox. 60%)

  • A identificação tardia ocasiona no cancelamento do auto de infração

  • Criado um modelo de visão computacional que percorre todos os autos e identifica aqueles que não possuem ciência válida - assinatura do autuado ou de testemunhas.

Case: AIBIO - Ecossistema Biométrico

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  • Permite a ingestão de grandes bases biométricas

  • Processamento e controle das biometrias

  • Processo de deduplicação - buscando por possíveis fraudes ou erros nas base

  • Solução que permite receber uma base facial e comparar os indivíduos entre si, buscando possíveis fraudes

  • Criação de base biométrica centralizada e confiável

  • Rotinas de consultas biográficas e biométricas

Case: Biovoz

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Biovoz

Bem-vindo(a)

Onboarding do usuário

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Fale:

 

Frase de autenticação

Usuário identificado

95% de certeza

Autenticação biométrica

Feedback de resultados

É um serviço (API) que permite usar o reconhecimento de voz como fator de autenticação biométrica.

Modelagem Preditiva

A modelagem preditiva é um processo através do qual um resultado ou comportamento futuro é previsto com base nos dados passados, este processo é criado a partir de modelos matemáticos e aplicado por meio de Machine Learning.

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Case: Mapa de Expectativa de Crimes 

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Aplicação de Inteligência Artificial com uso de modelo preditivo capaz de classificar a expectativa de criminalidade em cada região da cidade e de acordo com a data e o período do dia, visando a otimização sobretudo ostensiva do trabalho policial.

Case: Preço de Referência

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Solução que emprega Machine Learning visando a previsão de preços de referência de materiais e serviços e a identificação da melhor época do ano para fazer a compra desses itens pelos órgãos públicos.

Otimização

A otimização de processos é uma solução que mapeia as atividades executadas pelas organizações, possibilitando a identificação de problemas como falhas, baixo desempenho e possíveis gargalos, propondo soluções para corrigir e medir seus resultados.

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Case: CRIO - Agrupador Cognitivo de Processos

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Escopo: Através de técnicas de aprendizado não supervisionado, agrupar processos semelhantes. Esses agrupamentos podem receber pesos e devem ser carregados na mochila do auditor de acordo com a sua capacidade de trabalho

Problema: Muitos processos iguais sendo julgados por auditores diferentes - retrabalho. Processos prioritários entram em uma fila e podem perder o prazo devido a quantidade de trabalho.

  • Otimizar análise de processos

  • Agrupamento de processos semelhantes
    com base em heurísticas

            - Temática semelhante

            - Processos de mesma empresa, etc

  • Agrupamentos recebem pesos de trabalho

  • Auditores suportam pesos de trabalho
    limitados

  • Otimizar a distribuição de agrupamento
    para os auditores

GeoAnalytics

O geoanalytics é o uso de informações baseadas em localização (natureza espacial ou geográfica) que são capazes de explicar fenômenos de ordem social, econômica ou ambiental.

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Case: Painel Alertas de Desmatamento

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Através de um painel analítico com foco estratégico, é ilustrado o panorama dos Alertas de Degradação e Desmatamento na região da Amazônia Legal ao longo dos últimos anos, apoiando trabalhos de análise e tomada de decisões gerenciais.

Case: Polígono de Desmatamento

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Por meio de algoritmos de agregação de áreas de desmatamento, a solução consegue medir a velocidade de avanço em cada grupo de polígonos e com isso indicar quais estão ativos (i.e., "polígonos vivos"), possibilitando exibi-los em solução analítica para auxiliar o planejamento de ações de proteção ambiental.

Plataforma de Chatbot

Plataforma que propicia a redução dos custos e da complexidade na criação e gerenciamento do ciclo de vida de chatbots. Com o uso do Serprobots, a gestão do desenvolvimento e da infraestrutura por trás do software de um chatbot fica abstraída. Tudo é feito de forma visual nas interfaces da plataforma. Isso facilita aos interessados configurar e instanciar novos chatbots com agilidade, ficando mais fácil focar no que realmente importa que é na curadoria do conteúdo e no enriquecimento da inteligência artificial de um chatbot.

  • Modelo de cobrança por consumo

  • Interface visual para gerenciamento dos chatbots, sem a necessidade de desenvolvimento de código

  • Abstração e automação de tarefas de operação e desenvolvimento (DevOps)

  • Evolução e manutenção centralizada das tecnologias por trás dos chatbots

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Case: Serprobots 

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Ivo, Sol e Susi, são exemplos de soluções de chatbot desenvolvidas pelo Serpro.

Processamento de Linguagem Natural

É um ramo da Inteligência Artificial que tem por objetivo processar e interpretar linguagem humana, de forma que as soluções digitais tenham a capacidade de “entender” o que é falado e/ou escrito.

Exemplos de aplicações:

  • Classificação e agrupamento de textos

  • Sumarização automática

  • Análise de sentimentos

  • Reconhecimento de fala

  • Extração de informações

  • Identificação de entidades

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Case: Sistema de Recomendação

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O sistema de recomendação do Portal gov.br consiste em melhorar a experiência do cidadão ao oferecer serviços digitais de seu interesse, apresentando opções de serviços correlacionados histórico de buscas do cidadão.

Case: Homologação de Atestados Médicos

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Problema: A homologação de atestados médicos dos servidores públicos é uma atividade onerosa para a administração pública, sem contar no tempo que é perdido para o servidor se deslocar fisicamente para apresentar os documentos.

Solução: A partir do próprio aplicativo móvel, por meio de Inteligência Artificial foi possível executar a homologação automática de atestados médicos.

Case: Padrões no Diário Oficial da União

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Identificação no Diário Oficial da União de trechos relacionados a mudanças de regras relativas a tratamento tributário para o comércio exterior.

Case: Compositor de Petições

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Assistente de peticionamento (elaborador de peças jurídicas).

Problema: Atividade repetitiva que gera grande volume de trabalho.

Solução: Disponibiliza petições iniciais contendo todos os elementos essenciais do documento, incluindo os fundamentos jurídicos que serão sugeridos de acordo com a tese.

Master Data Management (MDM)

Define, unifica e gerencia todos os dados que são comuns e essenciais para todas as áreas de uma organização.  Esses dados mestres são tipicamente gerenciados em um único lugar ou ambiente.

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Gestão de Dados Mestres

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Benefícios de projeto MDM

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Outros ganhos

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Robot Process Automation (RPA)

O portfólio de soluções digitais do Serpro aumentou com a chegada do RPA (Robotic Process Automation). As soluções de RPA operam sobre sistemas simulando um operador Humano: agilizando a execução de fluxos bem definidos e repetitivos; minimizando erros operacionais; maximizando a produtividade e foco em trabalhos que gerem maior valor agregado para a organização.

Através do RPA a sequência de trabalho, que é realizada por uma pessoa, pode ser robotizada. Neste processo toda navegação, cliques e comandos são mapeados e organizados no fluxo de execução do robô, podendo ser executado de acordo com a demanda e necessidade. O que gera maior gestão da agenda, velocidade e escalabilidade.

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Benefícios

  • Escalável (melhor dimensionamento. Podendo adicionar ou remover robôs conforme necessidades)   

  • Alta disponibilidade (paradas apenas para manutenção / programadas)

  • Otimização e uniformização dos Processos

  •  Eliminação / mitigação de repetições

  •  Diminuição de erros manuais. Evitando retrabalho e gastos desnecessários;

  •  Tecnologia Não Invasiva

  •  Apoiar no compliance e auditoria. Robôs podem trabalhar com 100% de assertividade. E o RPA pode ajudar a descobrir interações em não conformidade.

  • Os robôs podem apoiar no trabalho de inúmeras pessoas simultaneamente.

  • Otimiza a produtividade da equipe. Liberando recursos cognitivos para tarefas de maior valor agregado.

Onde usar

  • Onde se busca reduzir taxa de erros

  • Fluxos complexos 

  • Alto volume de trabalho 

  • Déficit de operadores / Alto backlog 

  • Falta de pessoal para novas atividades 

  • Dificuldades / Limitações

  • Fluxos com regras e/ou exceções com carência de padrões

  • Complexidade no tratamento de dados não estruturados. Em que pode ser complementado com uso de IA (PNL, ML, reconhecimento de imagem/voz)

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Robotic Process Discovery (RPD)

Usa Inteligência Artificial e Machine Learning para mapear e recomendar processos para robotização via tecnologia RPA.

A etapa de Discovery ocorre via monitoramento da execução dos processos de interesse (nas máquinas dos usuários responsáveis). Em que dados são coletados para avaliação e recomendação por algoritmos especializados. Com posterior aceite e revisão pelos gestores de negócio envolvidos.

Identifica onde existem gargalos nos processos monitorados e busca oportunidades para liberar o tempo cognitivo dos colaboradores. Automatizando essas atividades manuais e repetitivas.

 

Benefícios RPD

- Encontrar sequências ou variações nos processos que não sejam óbvias a olho nu;

- Identificar os processos a serem automatizados para maximizar os resultados;

- Eliminar as suposições na identificação de um processo automatizável, mapeando como ele é feito e projetando o fluxo de trabalho da automação.

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Serviços disponíveis

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Analytics

É um campo que se utiliza de técnicas matemáticas e estatísticas para visualização de dados de forma inteligente, auxiliando na tomada de decisões e gerando conhecimento para o negócio.

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Case: Painel Veicular 

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O Painel de Inteligência Veicular é uma solução de Data Discovery que possibilita ao usuário extrair informações sobre a frota de veículos nacionais fabricados a partir de 1980. Com a utilização desta ferramenta, diversos segmentos de negócio podem examinar os dados para tirar conclusões úteis, servindo de apoio ao processo de tomada de decisão. É uma solução útil para montadoras, fabricantes de componentes, seguradoras, locadoras, distribuidores, empresas de logística, dentre outras.

Case: Painel Toxicológico

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O Painel Toxicológico fornece informações relativas a laudos de exames toxicológicos do Sistema de Registro Nacional de Condutores e Habilitados (RENACH) da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Case: Painel RENAEST 

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O Painel Renaest demonstra de forma visual interativa, um panorama estatístico dos perfis de acidentes, vítimas e rodovias do Brasil, disponibilizando visões georreferenciadas.

Case: Painel de Exportação de Produtos Florestais

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O Painel de Exportação de Produtos Florestais é uma ferramenta disponibilizada pelo Ibama para a sociedade, entidades governamentais nacionais e internacionais, no intuito de dar transparência da Gestão Madeireira e conceder uma visão panorâmica da exportação, com distribuição geográfica dos documentos de origem e guias florestais, por unidade da federação; bem como dar conhecimento quanto a evolução dos valores, quantidades, tipo de produtos/espécies da flora brasileira e volumes exportados ao longo do tempo, permitindo o acompanhamento das rotas de exportação da madeira brasileira com indicação dos países de destino.

Case: Painel Mapa de Empresas

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O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.

As Soluções de I.A. e Analytics do Serpro podem ajudar no seu negócio?

O Serpro disponibiliza produtos e serviços sob medida para entes públicos. Conheça mais detalhes agendando uma conversa com um especialista.

A área de negócio e a área técnica estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre valores e tecnologias disponíveis para o seu negócio.

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